Serviços / Dicas de Saúde


Ter De Escolher Entre Trabalho E Família é Fonte De Estresse



Seja cancelar um café com um amigo porque precisa terminar uma tarefa no trabalho ou chegar atrasado à comemoração do próprio aniversário de casamento porque seu chefe o convocou para uma reunião de última hora. Em algum momento, muitos de nós já tivemos de fazer esse tipo de escolha.

Diversas pesquisas, aliás, comprovam que conciliar trabalho e outros aspectos da vida é fundamental para manter o bom desempenho e preservar a saúde física e mental. Agora, um estudo publicado na Sage Open sugere que a ideia de que problemas pessoais não devem interferir no trabalho – persistente na cultura de muitas empresas – prejudica a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Os psicólogos He Lu Calvin Ong e Senthu Jeyaraj, da Universidade Tecnológica Nanyang, pediram a 100 trabalhadores de uma empresa que preenchessem um formulário fictício solicitando uma folga para cuidar de um parente doente. Os resultados mostraram que aqueles que receberam uma resposta, mesmo hipotética, que sugeria que questões pessoais não deveriam interferir em obrigações profissionais relataram altos níveis de dissonância cognitiva – conceito da psicologia social que se refere ao conflito de ideias, crenças, e emoções dissonantes. De acordo com os pesquisadores, isso surgiu do estresse cognitivo de ter de “escolher” entre trabalho e família. Esse grupo também experimentou também queda na criatividade logo depois de pensar no problema hipotético.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que o melhor caminho para manter o equilíbrio entre essas demandas é considerá-las interligadas e codependentes – e não concorrentes que disputam tempo e energia.
Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/ter_de_escolher_entre_trabalho_e_familia_e_fonte_de_estresse.html