Cursos / CIÊNCIAS CONTÁBEIS


INFORMAÇÕES



O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis visa formar futuros profissionais qualificados para compreenderem as transformações que vem ocorrendo na área contábil em que o conhecimento polivalente, a globalização, o capital intelectual e a liderança são fundamentais ao desenvolvimento econômico, social e profissional.

Fazendo parte desta formação têm-se os estudos relacionados com outras áreas tais como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística. No estudo da Teoria da Contabilidade temos noções de Atuária e a geração, análise e informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não governamentais, perícias, auditorias, arbitragem e controladoria.

Para sedimentar os conhecimentos teórico-práticos complementa-se com Estágios Supervisionados, as Atividades Complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso. Os conteúdos trabalhados propiciam ao formando condições para a realização do “Exame de Qualificação” que, atingindo a média necessária, propiciará ao formado o registro como “contador” para exercer a profissão.

No Curso de Bacharel em Ciências Contábeis é obrigatório o Estágio. Para atender a determinação da obrigatoriedade temos o Estágio Supervisionado I e o Estágio Supervisionado II, realizado internamente, com a utilização de Laboratórios com programas específicos. No Estágio Supervisionado I realiza-se com o procedimento desde a criação da empresa, criação de fatos contábeis, elaboração das Demonstrações Contábeis levando-se em conta a Legislação Tributária e as Normas Brasileiras de Contabilidade vigentes. O Estágio Supervisionado II trabalha-se com Jogos de Empresa. O Estágio tem regulamentação própria.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade trabalhar com os conhecimentos teórico-práticos com base em pesquisa, extensão e ensino com um trabalho monográfico com sustentação em uma fundamentação teórica e conceitual relacionada ao objeto do estudo e a resultados obtidos. O seu desenvolvimento é realizado junto a uma entidade e em áreas previamente estabelecidas. O Trabalho de Conclusão de Curso é regido por Regulamento Específico.