Formatura / Cerimônia de Formatura


Cerimônia de Formatura


A conclusão do seu Curso é a celebração de uma grande conquista na sua vida. A Sessão Solene de Colação de Grau é um dos mais belos momentos de sua jornada acadêmica. Com ela você compartilha a alegria com os seus entes mais queridos, assim como, expressa o seu reconhecimento àqueles que de alguma forma foram co-participes desta vitória.

Sessão Solene de Colação de Grau

É realizada com veste talar (beka), com a presença de um Paraninfo, Homenageados e Orador, em local escolhido pela Instituição.

Patrono

É aquela pessoa que os acadêmicos têm como referência profissional. Alguém de destaque para a turma. A pessoa escolhida não realizará discurso durante a Colação de Grau.

Nome de Turma

É a homenagem prestada a alguém que a turma se identifica, podendo ser um professor ou profissional da área, que através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome. A pessoa escolhida não realizará discurso durante a Colação de Grau.

Paraninfo

É o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão. Este também deverá proferir mensagem formal na Solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.

Orador

O orador deverá elaborar um discurso que não ultrapasse 5 minutos, deverá ser um texto à altura da importância da Solenidade. E imprescindível que tenha boa dicção e apresente à turma seu discurso para aprovação.

Juramentista

O juramentista deverá ser o acadêmico que conduzirá o juramento Solene. É necessário fluência verbal e facilidade de falar em público(texto fornecido pela Instituição).