Núcleo Jurídico / Missão e Objetivo


Missão



A missão do Núcleo Jurídico é dotar o acadêmico de Direito de instrumentos práticos da vida profissional e, ainda, facilitar o acesso à Justiça da população de baixa renda para solução de seus problemas, mediante a prestação de assistência judiciária.


Objetivo



Preparar o acadêmico de Direito para a carreira jurídica, pois esta exige muita dedicação, o aluno tem que estar sempre se atualizando. A trajetória da carreira jurídica tem um caminho predestinado, que pode ser definido pelo estudo continuado e perpétuo, em decorrência das mudanças sociais sucessivas. O Direito, seu regulador, é igualmente dinâmico, e seu ope¬rador é um pesquisador de seus estudos enquanto durar sua atividade jurídica. A dedicação e a atualização são exigências permanentes e o acadêmico deve se acostumar desde o iní¬cio, para que possa ter sucesso na profissão.

Não obstante a necessidade da efetiva compreensão dos institutos jurídicos e suas alterações para a possibilidade de realização do trabalho jurídico, não podemos esquecer, que um processo é uma batalha, e, se uma parte não está prepara¬da, a outra, mais bem orientada, esmagará a adversária. O mesmo risco corre o julgador, que, sem preparo, pode ser facilmente subjugado e enganado por uma das partes em detrimento da outra. É um campo de batalha onde as armas são argumentos bem fun¬damentados, e isto, só é possível com o conhecimento das matérias abordadas no caso concreto. Isso acontece com todas as áreas do Direito.