Cursos / Curso de especialização em Capacitação Socorrista


INTRODUÇÃO



Atendimento Pré Hospitalar (APH) é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospital ar (fora do hospital) destinado às vítimas de trauma, violência, mal súbito (emergências cardiológicas, neurológicas) e distúrbios psiquiátricos visando a sua estabilização clínica e remoção a uma unidade hospitalar adequada.

As manobras de salvamento são realizadas visando retirar a(s) vítima(s) de uma situação hostil onde correm risco de morte ou agravo aos danos já causados por algum tipo de trauma, realizando a remoção da mesma para uma área adequada possibilitando o atendimento de suporte básico de vida (SBV) e suporte avançado de vida (SAV). Atualmente a capacitação em atendimento pré-hospitalar (APH), aos profissionais da área da saúde e pessoas leigas é de suma importância visando à rápida avaliação e manutenção da vida. O atendimento rápido e eficiente em situações emergenciais requer preparo e conhecimento técnico/ prático dos profissionais.

O treinamento especializado representa uma nova geração de conhecimentos de serviços de urgência e emergência na área da saúde. A multiplicação e a continuidade dos treinamentos e a capacitação são necessárias para manter atualizados os conhecimentos e aptidões para um atendimento qualificado.

Todo material de apoio produzido hoje deve estar embasado em referências bibliográficas, bem como protocolos que devem ser reconhecidos por entidades médicas e científicas. Estes protocolos padronizam e sistematizam os procedimentos de forma prática e correta em situações emergenciais, pois as mesmas não determinam hora e dia para ocorrerem.