Agecom / Notícias On-line

Faculdade Maringá tem grande participação no Intercom


 
Entre os dias 02 e 05 de setembro, docentes do curso de Jornalismo da Faculdade Maringá participaram do Congresso Nacional da Intercom 2014 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizado na cidade de Foz do Iguaçu, com ministração de minicursos e apresentações de trabalhos. Este ano foi realizada a 37ª edição do evento científico, que é considerado o mais tradicional da área no país, na Universidade Dinâmica das Cataratas (UDC). 
 
A professora Luzia Yamashita Deliberador, doutora em comunicação, conduziu o minicurso “Práticas de mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária”, destacando novos olhares para pesquisas que medeiam a interface entre estes dois campos. Nesta mesma linha, no Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Educação, na sessão “Ensino e formação na interface Comunicação e Educação”, ainda socializou o artigo “O tema identidade em oficinas de mídia-educação na perspectiva da comunicação comunitária”. A professora considera o evento uma ocasião especial. “É uma oportunidade de intercambio de experiências com colegas pesquisadores do Brasil e alguns de outros países”, afirma.
 
O minicurso “Assessoria de Comunicação na política” foi ministrado pela docente e assessora de comunicação Alexandra Fante, mestre em Comunicação pela UMESP, na qual buscou aliar estudos que tratam da Assessoria de Comunicação aplicada à política, explorando, sobretudo, exemplos práticos na área. A professora, que também estuda Comunicação e tecnologia na tese de doutoramento, versou sobre “A singularidade do homem em um cenário de tecnologias digitais, interação e cognição”. Para ela, o Intercom “é sempre uma boa oportunidade participar como pesquisadora e expor os estudos no maior congresso de comunicação da América Latina. Lá, podemos discutir, pensar e repensar conceitos”.
 
O professor Anderson Rocha, mestre em Ciências Sociais pela UEM, que também atua na coordenação do curso, ofertou o minicurso intitulado “Transcrição e análise da imagem em movimento”, cujo foco foi apresentar um novo método de organização do material audiovisual, sobretudo para apropriação em trabalhos científicos. Ainda no evento, o professor apresentou o trabalho “A invenção e reinvenção das animações do cinema”, no GP Cinema, na sessão “Técnicas e estéticas cinematográficas”.
 
Além dos professores, duas ex-alunas do curso de Jornalismo da Faculdade Maringá, Priscila Kalinke da Silva e Maiara Orlandini, participaram do evento com apresentação de trabalhos e minicursos. 
 
Segundo Anderson Rocha, o curso de Jornalismo da Faculdade Maringá, tal como todos os anos, contribuiu com pesquisas relevantes na área de Comunicação e destacou a importância da participação em congressos, sobretudo pelas possibilidades de compartilhamento de resultados de pesquisas realizadas dentro da instituição. “É fundamental que as pesquisas sejam socializadas em congressos. Além disso, é um momento profícuo para aprender o que há de novo em pesquisas no campo”, conclui.
 
 


Redator: Jornalismo | Corretor: Jornalismo | Editor: Jornalismo


COMENTÁRIOS



Não existe comentário sobre a matéria.